Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança.
Protegendo uma área de 240.611ha de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.
Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada, em uma viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes.
• O cerrado stricto sensu, caracterizado por uma cobertura arbórea entre 10% e 60%, com árvores lenhosas com altura variando entre 3 e 5 metros;
• Matas de galeria, com árvores altas que acompanham os corpos d’água;
• Áreas de veredas com palmeiras como o buriti, cercadas pelo campo úmido;
• Áreas de formações campestres do cerrado e cerrado rupestre, onde a vegetação se molda com as rochas expostas.
O cerrado é um bioma moldado em condições severas, como seca prolongada, solo com poucos nutrientes e o fogo. De sua resistência a essas condições impressiona a beleza minimalista de suas flores. Fique atento aos detalhes.
O cerrado conta com 196 espécies de mamíferos, 837 de aves, 184 de répteis, 113 de anfíbios, 1,2 mil de peixes e mais de 90 mil espécies de insetos. Um terço da biodiversidade brasileira está no cerrado. Existe a possibilidade de observar bichos como lobo guará, veado campeiro, tamanduá bandeira, emas, araras, papagaios e periquitos.